A Associação Brasileira de Dislexia – ABD foi fundada em 1983, por um pai que, em meados de 1980, recorreu à British Dyslexia Association para encontrar respostas para as dificuldades que seu filho vinha apresentando na escola. No início era apenas um ponto de estudo, de encontro, troca de informações e divulgação da Dislexia com apoio de entidades internacionais.
Em 1988, foi criado o Centro de Avaliação e Encaminhamento – CAE, visando suprir carência nacional de profissionais especializados em diagnósticos e tratamentos deste Transtorno Específico de Aprendizagem (TEAp) até então pouco conhecido.
Em 1999, iniciou-se o processo para coligação da ABD à International Dyslexia Association – IDA. Em outubro de 2000, no IV Simpósio Internacional de Dislexia, a ABD impressionou os participantes internacionais, membros e diretores da IDA. Estes iniciaram um movimento de apoio e reconhecimento da ABD, fato que se concretizou em outubro de 2001.
Em 2015, com a experiência acumulada em mais de trinta anos em estudar, investigar, diagnosticar e intervir com equipes multi e interdisciplinares milhares de pacientes, a ABD conscientizou-se que estaria apta a dar um passo maior que sua Missão. Sendo assim, optou-se por certificar um parceiro a diagnosticar e orientar em intervenções outros Transtornos de Aprendizagem e Globais do Desenvolvimento, que não apenas a Dislexia.
O CEDA – Centro Especializado em Distúrbios de Aprendizagem foi certificado com o selo de qualidade ABD para que pudesse desenvolver e atuar em áreas outras além do diagnóstico. Desta forma, pode-se oferecer ao educando a possibilidade de acompanhá-lo em intervenções e dar à ele ferramentas necessárias para seu desenvolvimento pleno como cidadão, independentemente do transtorno ou dificuldade ser, ou não, Dislexia.
A ABD, por outro lado, ao poder ter a seu lado este parceiro responsável pelo trabalho clínico, pôde dar um passo a mais no campo da Educação através de pesquisas e, desta forma, instituiu sua própria Comissão Científica composta por profissionais de extrema relevância no cenário nacional e internacional da área. Assim, possibilitou-se também estar presente em trabalhos científicos, publicações, congressos e pesquisas de Pós-Graduações em parceria com grandes Instituições de Ensino nacionais e internacionais através de seu banco de dados exclusivamente desenvolvido para pesquisas acerca de transtornos ou dificuldades de aprendizagens, coletados durante estes quase trinta anos de trabalhos multi e interdisciplinares.
Hoje a ABD se coloca no Brasil como ponto de apoio às famílias e Disléxicos em geral. Seu público é constituído de Disléxicos de todas as idades, familiares, professores, profissionais da área educacional e da saúde que buscam na ABD informações de excelência através de reciclagens e atualizações profissionais através dos Cursos, Palestras, Workshops elaborados criteriosamente através do CEEC – Centro de Estudos e Eventos Científico durante todos os anos com experientes profissionais nacionais e internacionais reconhecidos no meio acadêmico.
Objetivos
1. Esclarecer e orientar a sociedade quanto à Dislexia;
2. Ajudar o disléxico promovendo estudos e pesquisas;
3. Estimular o sistema de ensino para melhor atender os disléxicos;
4. Motivar as autoridades a legislarem a favor dos disléxicos;
5. Esclarecimentos a empresas para a abertura do mercado de trabalho aos disléxicos;
6. Captação de recursos para manter a Associação funcionando;
7. Conquistar espaços nos veículos de comunicação social para informar a população sobre este transtorno específico de aprendizagem;
8. Manter parte dos serviços do Centro Especializado em Distúrbios de Aprendizagem – CEDA a baixo custo visando a possiblidade de atendimento a comunidade menos favorecida economicamente.
Visão
Ser a organização não governamental mais atuante, respeitada e reconhecida, nacional e internacionalmente nas comunidades profissionais e pelo público em geral, no campo da Dislexia e dos transtornos de aprendizagem.
Missão
1. Ajudar dentro da realidade atual o disléxico e àqueles que têm transtornos de aprendizagem, buscando incluir principalmente aqueles pertencentes à população menos favorecida economicamente;
2. Atuar para que os disléxicos e àqueles que têm transtornos de aprendizagem se transformem em cidadãos produtivos, evitando a marginalização dos mesmos, quer da educação formal, quer do mercado de trabalho;
3. Liderar e agir ativamente nas áreas de diagnóstico, pesquisas, cursos e eventos sobre dislexia e transtornos de aprendizagem;
4. Colaborar com o governo e entidades privadas que atuem na área de educação e inclusão.
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