A Associação Brasileira de Dislexia – ABD, que há mais de trinta anos vem atuando ativamente na divulgação de conhecimento científico sobre a Dislexia e outros Transtornos de Aprendizagem através de Cursos, Palestras, Workshops, para profissionais da área de Educação e Saúde, assim como palestras de sensibilização, orientação e apoio a familiares e público em geral, teve também a oportunidade de, ao longo dos anos, aperfeiçoar a avaliação multi e interdisciplinar graças ao grande número de pacientes que a procura proveniente de muitas regiões do Brasil e de diferentes condições socioeconômicas, graças ao trabalho social que buscamos realizar.
Este fator nos permitiu compilar um Banco de Dados sobre pacientes de diferentes idades, condições sociais, regiões, de escolas públicas e privadas que apresentavam dislexia pura ou atuante em comorbidade com algum outro transtorno de aprendizagem. Em muitos outros casos, a dislexia ainda não pôde ser diagnosticada devido a não conclusão do processo de alfabetização do paciente, razão pela qual também possuímos a Base de Dados das crianças avaliadas como de “risco para dislexia” (crianças de risco).
Os dados destes pacientes já foram cedidos pela ABD a varias Instituições de Ensino Superior com a finalidade de colaborar em artigos, teses de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado nacionais e internacionais.
Em 2016 a ABD deu mais um passo importante no sentido de colaborar e participar ativamente dos estudos e trabalhos científicos de Instituições Públicas e Privadas que atuem na área de Educação, Inclusão e Saúde.
Tomou posse a Comissão Científica da ABD que apresentou as novas normas para a participação em trabalhos científicos de pacientes que constam em seu Banco de Dados ou que venham a ser convocados para uma pesquisa específica e que tenham sido ou que serão avaliados por profissionais atuantes na ABD.
COMISSÃO CIENTÍFICA – ABD
DIRETORIA CIENTÍFICA
Fernando César Capovilla
COMISSÃO CIENTÍFICA
Alessandra Gotuzo Seabra
Rafael Silva Pereira
Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas
Ricardo Franco de Lima
Rauni Alves
Estou procurando dados estatísticos sobre a dislexia no Brasil e no mundo.
Sandra, por favor envie um email para atendimento@dislexia.org.br
Olá, gostaria de saber e entender se a dislexia entra nas vagas de emprego para pesssoas com deficiencia intelequitual eu tenho dislexia, não fiz tratamento por muito tempo, tenho 21 anos e sofro muito ao fazer provas e tudo mais consegui me forma em design de moda no PI em uma faculdade particula consegui pq era mais pratica do que teoria e isso me ajudou muito, mais agora to com problemas pra entra no mercado de trabalho, fiz um teste mais tive um problema fiz um teste para designer grafico e meio que não consegui muito bem fui muito lenta, e gostaria de saber sobre essas vagas pq queria ver a possibilidade de um concurso ou algo assim..
eu tenho muitos problemas pessoais e isso me prejudica muito…
Olá, Leticia! A dislexia não entra nestes benefícios porque não é deficiência.
Solicito informações sobre como associar-se à ABD.
Att,
Rosana Cipriano
Olá! Por favor entre em contato através do email comunica@dislexia.org.br.
Vocês tem instituições ou profissionais para indicar para tratamento da discalculia?
Você fala de qual cidade, Cristiane? E qual a idade do paciente? Na própria sede da ABD temos profissional para a intervenção. Pode entrar em contato através dos telefones:
(11) 3258-7568 / (11) 3129-9721
(11) 3231-3296 / (11) 3236-0809
Olá! Estou realizando uma pesquisa escolar e gostaria, se possível, obter dados estatísticos sobre a dislexia, assim como a Sandra Carvalho. Aguardo retorno e agradeço desde já.
Att., Raíssa Santos
Desculpem – me! Acabei não percebendo que já disponibilizaram um email para contato, encaminharei meu pedido para lá.
Att., Raíssa Santos
Olá,Sou Tatiana, meu filho de 8 anos tem uma hipótese de dislexia, gostaria de saber como faz o exame e ficar sócia. Obrigada
Fico no aguardo
Olá, Tatiana!
Para saber se uma pessoa tem dislexia ou outro transtorno de aprendizagem é necessário passar por uma avaliação multidisciplinar.
Vários são os procedimentos usados nessa avaliação multidisciplinar a fim de se detectar a presença de um quadro de dislexia. Como se trata de uma avaliação bastante completa é possível detectar-se a presença de outros transtornos de aprendizagem.
Nesta avaliação multidisciplinar, a equipe necessita de atendimentos neuropsicológicos, fonoaudiológicos e psicopedagógicos. Além disso, serão solicitados exames e questionários complementares, tais como: Audiometria, Processamento Auditivo, Processamento Visual, Avaliação Neurológica, o preenchimento da Anamnese e do “Questionário Escolar” ou “Questionário para Adultos” (dependendo da idade do paciente).
Após todas as investigações os resultados dos exames e questionários entregues, será realizado o estudo do caso pela equipe multi e interdisciplinar para concluirmos o diagnóstico e fazermos o encaminhamento mais indicado para cada caso.
Não é recomendado que apenas um profissional feche o diagnóstico de dislexia.
Atendemos de segunda-feira à sexta-feira, das 8h00min às 18h00min.
Caso tenha interesse de realizar a avaliação conosco, por favor entre em contato pelos telefones: (11) 3258-7568 – 3231-3296 – 3237-0809 ou pelo e-mail secretaria@dislexia.org.br.
Ola,sou kerllen Becker eu gostaria de saber se vocês tem como me endicar uma equipe interdisciplinar na cidade santa Maria no rio grande do sul eu tenho muora dificuldades em ler ,escrever e cálculos
Kerlle, infelizmente não temos conhecimento.
Olá boa noite, estou a procura de escola em Santo André para aluno com dislexia. Vejo que muitas escola não tem a inclusão e gostaria de saber se tem alguma editora com conteúdo adotado para dislexico.
Olá! Não fazemos indicação de escolas pois todas deveriam acolher o disléxico e todos que tem algum transtornos de aprendizagem. Não temos conhecimento de editora que faça esta adaptação.
Boa tarde! Gostaria de obter dados estatísticos sobre o número de crianças com dislexia matriculada na educação básica nos últimos cinco anos para minha pesquisa monográfica.
Olá! Estamos atualizando os dados recentes, mas de toda forma o escopo são somente os atendimentos realizados pela nossa equipe parceira de avaliação, não temos informação referente à rede de ensino geral.