Muitos professores se perguntam: Como posso estimular meus alunos a começar a ler um livro? Como posso mostrar como é gostoso ler um livro? Que dal trazer um novo desafio às salas de aula? Isso mesmo, vamos inovar, cada vez mais temos novas ferramentas para utilizar em sala de aula, e porque não utilizar ao máximo essas ferramentas?

Vamos misturar ferramentas antigas com novas ferramentas, como por exemplo os audiolivros assim os professores podem desenvolver clubes de leitura, centros para escutar livros e estimular o desenvolvimento das habilidades de leitura de uma nova forma. É importante que os alunos tenham acesso a diferentes tipos de audiolivros, para que assim possam encontrar o gênero que os agrada mais. Quando se é oferecido aos alunos textos interessantes e cativantes, ao invés da leitura obrigatória eles ficam mais motivados. Abaixo estão algumas técnicas para estimular os alunos com o uso de audiolivros nas escolas, experimente! E deixe sua opinião abaixo.

Centros de leitura

Os audiolivros podem ser utilizados em centros de leitura, onde as crianças são convidadas a escutarem suas histórias favoritas com narradores e atores profissionais e se possível também seguir a história com a cópia física do livro. Essas experiências de leitura oferecem um suporte da voz junto com o suporte visual da escrita, é nessa fase que a associação da linguagem oral com a linguagem escrita passa a ser fundamental.

Empréstimo de Livros

Os audiolivros podem ser emprestados junto com uma cópia do livro físico ou ebook. Dessa forma os professores podem incluir atividades de aprendizado que sejam relacionadas às histórias. Essas atividades de empréstimos de livros, necessitam também de apoio dos familiares no processo de desenvolvimento do novo leitor.

Compartilhar audiolivros em sala de aula

O professor pode trazer um trecho de um audiolivro para toda a sala de aula escutar junto e discutir o livro, a interpretação e desenvolver a habilidade de compressão e analise da literatura.

Clubes de Livros

Crianças de vários níveis de leitura em geral querem ler o mesmo livro e discutir isso em um clube do livro. Muitos alunos com dificuldade de leitura não conseguem acompanhar o ritmo da leitura ao lerem sozinhos. O audiolivro por sua vez ajuda esses leitores a acompanharem a leitura do texto e discutir no mesmo nível com seus colegas.

Trailers

Tocar um trecho do audiolivro como forma de estímulo a curiosidade. Esses trechos podem ser utilizados para motivar e cativar alunos desinteressados na leitura através de novas histórias que eles normalmente não escolheriam. Não existe criança que não gosta de ler, somente crianças que não acharam o livro certo.

Desenvolvendo habilidades de Leitura e compreensão

Jovens leitores precisam aprender a manter o foco, para que assim consigam acompanhar a história do início ao fim. Quando alunos e professores escutam audiolivros juntos, eles podem discutir as estratégias para focar, analisar e compreender a história, e também vínculos pessoais que eles fazem com os personagens e eventos do livro. Pesquisas mostram que bons leitores são capazes de usar estratégias próprias para extrair o significado. Algumas estratégias utilizadas são:

  1. Visualizar o personagem e o enredo de acontecimentos;
  2. Perguntar-se durante a leitura. Ensinar os leitores a perguntar-se enquanto estão lendo qual o grau de entendimento;
  3. Resumir a história;
  4. Prever e antecipar eventos.

Audiolivros como ferramentas para professores

Um grande número de livros infanto-juvenis é publicado todo ano. Um modo de estar sempre em contato com essa literatura é através dos audiolivros. Ouvir livros no percurso até à escola, por exemplo, pode ajudar os professores a escutarem em torno de 25 livros em cada ano letivo sem mudar sua rotina apertada para ler todos eles.

Sugestões de títulos

Também trouxemos algunas sugestões de títulos divertidos para começar a entrar no mundo da leitura através dos audiolivros:

A História do Mundo sem as partes Chatas A Volta ao mundo em 80 dias
o-livro-dos-lobisomens-gilbert-campbell-bernard-capes-e-frederick-marryat-x-100568 amber-house-onde-o-passado-e-o-futuro-se-encontram-vol-i-kelley-moore-tuckeer-reed-e-larkin-reed-x-100110

Bibliografia relacionada:

  1. Simkins, John James. Study in the use of audiobooks for reading in gifted students. M.Ed. thesis. Wichita State U, 2009. SOAR. Web.
  2. Marchionda, Denise. “A Bridge to Literacy: Creating Lifelong Readers through Audiobooks.” AudioFile 10.2 (2001): 19-21. Web.
  3. Cardillo, Arnie, et al. “Tuning in to Audiobooks: Why Should Kids Listen?” Children and Libraries 5.3 (2007): 42-46.
  4. Beers, Kylene. “Listen While You Read: Struggling Readers and Audiobooks.” School Library Journal 44.4 (1998): 30-35.
  5. Baskin, Barbara H., and Karen Harris. “Heard any good books lately? The case for audiobooks in the secondary classroom.” Journal of Reading 38.5 (1995): 372-76. Print.
  6. Anderson, Richard C., et al. Becoming a Nation of Readers: The Report of the Commission on Reading. Center for the Study of Reading, National Academy of Education, and National Institute of Education. Champaign, IL: University of Illinois, 1985. ERIC. Web.
  7. The Impact o~/f Audio Books on Middle School Students with a Mild Intellectual Disability By Justin Schanck and Milkia Waller. Web.
  8. AUDIOBOOKS & LITERACY An Educator’s Guide to Utilizing Audiobooks in the Classroom By Dr. Frank Serafini. Web.

add 12 comments on “Estimule a Leitura em sala de aula com técnicas inovadoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

keyboard_arrow_up^
PageLines