
A Associação Brasileira de Dislexia (ABD), em parceria com a Educativa Assessoria e Consultoria, apresenta a proposta de um novo modelo de curso, na modalidade 100% online, que foi pensado pela nossa equipe com carinho, considerando as necessidades daqueles que não conseguem se deslocar até São Paulo e que têm buscado por uma formação reconhecida e diferenciada.
Apresentação do curso
Público-alvo: Fonoaudiólogos, Psicólogos, Psicopedagogos, Neuropsicólogos, Professores, Gestores escolares, Neuropediatras, Psiquiatras, e demais interessados.
Metodologia: 12 módulos compostos por mais de 40 aulas
– Vídeoaulas com explanação teórica do contéudo
– Indicação de artigos científicos
– Indicação de vídeos no youtube
– Atividades práticas complementares
– Bate-papos ao vivo
Acesso: pela plataforma hotmart imediatamente após débito da compra
Investimento: R$1.200,00 em até 12x no cartão.
Inscrições: https://go.hotmart.com/E68807350G
Conteúdo Programático
MÓDULO 1: Introdução aos Transtornos Específicos da Aprendizagem
Aula 1: Introdução à dislexia: conceito, prevalência, manifestação, diagnóstico, tratamento
Aula 2: Os transtornos da aprendizagem na classificação do DSM-5
Aula 3: CID 10 e 11 – O que mudou na classificação dos transtornos da aprendizagem em 2022?
Aula 4: Inclusão Escolar, Educação Especial e Dislexia
Aula 5: Apresentação e debate sobre a Lei 14.254
MÓDULO 2 : Anamnese
Aula 6: Apresentação e discussão do protocolo EEP- Entrevista Estruturada para Professores, que pode ser utilizado em contexto clínico ou educacional para pesquisar aspectos relacionados à dificuldades de aprendizagem junto aos responsáveis.
MÓDULO 3: A sondagem como ponto de partida para o planejamento escolar ou para intervenção clínica
Aula 7: Habilidades preditoras da alfabetização
Aula 8: Sondagem da aprendizagem – Apresentação e discussão de Protocolo de Avaliação das Habilidades Preditoras da Alfabetização – PAHPA, um modelo de sondagem/avaliação da aprendizagem indicado para ser aplicado no início do ano escolar ou do processo terapêutico para definir o ponto de partida para o planejamento educacional ou intervenção clínica.
MÓDULO 4: Um debate sobre as políticas públicas
Aula 9: Considerações sobre metodologias, ensino fundamental de 9 anos, Educação Inclusiva, consequências da pandemia na aprendizagem
MÓDULO 5: Diagnóstico Diferencial
Aula 10: Barreiras na aprendizagem: dificuldade ou transtorno?
Aula 11: Dislexia, Discalculia e Disortografia
Aula 12: Tipo de dislexia
MÓDULO 6: Dislexia no contexto clínico
Aula 13: Avaliação e diagnóstico
Aula 14: Apresentação e discussão de casos clínicos
Aula 15: Elaboração de relatórios, encaminhamentos e laudos
MÓDULO 7: Dislexia no contexto escolar
Aula 16: Intervenção pedagógica – diferença entre reforço, AEE – Atendimento Educacional Especializado e o RTI – Response to Intervation
Aula 17: Sinais de risco para a dislexia na Educação Infantil
Aula 18: Sinais de risco para a dislexia no Ensino Fundamental
Aula 19: Quando e como encaminhar para uma avaliação especializada?
MÓDULO 8: Sinais de risco para a dislexia: como identificar?
Aula 20 e 21: Apresentação e discussão de Checklist para identificação precoce dos sinais de risco para a dislexia
MÓDULO 9: Apresentação de protocolos padronizados de rastreio e avaliação
Aula 22: IPPL- Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura
Aula 23: Protocolo de avaliação das habilidades cognitivo linguísticas
Aula 24: Compreensão da leitura de palavras e frases
Aula 25: PROLEC- Prova de avaliação dos processos de leitura
Aula 26: TDEII: Teste de desempenho escolar
Aula 27: PRONAR-le Programa de avaliação e remediação com nomeação automática rápida
MÓDULO 10: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Aula 28: TDAH – conceito, prevalência, manifestação, diagnóstico, tratamento
MÓDULO 11: Adaptação do currículo escolar
Aula 29: Adaptação curricular: quem, quando e como fazer?
MÓDULO 12: Uma revisão geral do curso
Aula 30: Revisão dos principais pontos do curso
Aula 31: Respondendo as principais dúvidas sobre dislexia
Aula 32: Importância da supervisão
Professora Responsável: Dra. Marília Seno
Fonoaudióloga, Pedagoga e Psicopedagoga.
Especialista em Audiologia, Fonoaudiologia Educacional e Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia-CFFa.
Mestre em Fonoaudiologia e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista-Unesp/Marilia
Pós-Doutorado em andamento pela Universidade Estadual Paulista-Unesp/Marilia
Professora do Chid Behavior Institite-CBI of Miami
Coordenadora do Centro de Reabilitação Infantil Especializado-CRIE, da Unimed de Marilia/SP
Autora do E-book gratuito: “Matheus no mundo da dislexia” e do livro EEP- Entrevista Estruturada para Professores
Diretora de cursos e eventos da Associação Brasileira de Dislexia- ABD (2022)
Boa tarde! Tenho interesse no curso.
Gostaria de saber se o valor do curso compromete o meu limite do cartão de crédito ou o parcelamento é no modo recorrente para não comprometer o limite?
Boa tarde.
Essa informaão precisa de limite precisa ver com a operadora de seu cartão. Como o pagamento pode ser feito em até 12x, dependerá do seu limite, pois cada parcela de erá ser cobrada mês a mês.
Boa tarde !
Todas as on line serão ao vivo ?!!!?
Olá! As aulas são todas gravadas.
Bom dia. Quanto tempo tenho para completar o curso? Obrigada. Vanessa
Olá! O curso fica disponível por tempo indeterminado, então não tem prazo pra completá-lo.
Olá! Fiz a inscrição, porém estou com dificuldades para acessar. Podem me ajudar?
Olá!
Poderá tirar dúvidas neste whatsappp: +55 14 98118-1487.
Bom Dia!
Tenho interesse em fazer o curso. Tem data certa para iniciar? As aulas ficam gravadas? Terei acesso por tempo indeterminado?
Meu e-mail é : veralopessp@gmail.com e meu Whatsapp (12) 996516100
Grata!
Vera Lopes
Olá!
Poderá iniciar assim que completar sua inscrição. Todas as aulas são gravadas e estarão disponíveis quando for acesssá-las. Você terá acesso ao curso durante 1 ano.
É emitido certificado de conclusão?
Olá! Sim, há emissão de certificado.