Além da Dislexia

A Associação Brasileira de Dislexia (ABD), em parceria com a Educativa Assessoria e Consultoria, apresenta a proposta de um novo modelo de curso, na modalidade 100% online, que foi pensado pela nossa equipe com carinho, considerando as necessidades daqueles que não conseguem se deslocar até São Paulo e que têm buscado por uma formação reconhecida e diferenciada.

 

Apresentação do curso

 

Público-alvo: Fonoaudiólogos, Psicólogos, Psicopedagogos, Neuropsicólogos, Professores, Gestores escolares, Neuropediatras, Psiquiatras, e demais interessados.

 

Metodologia: 12 módulos compostos por mais de 40 aulas

– Vídeoaulas com explanação teórica do contéudo

– Indicação de artigos científicos

– Indicação de vídeos no youtube

– Atividades práticas complementares

– Bate-papos ao vivo

 

Acesso: pela plataforma hotmart imediatamente após débito da compra

 

Investimento: R$1.200,00 em até 12x no cartão.

 

Inscrições: https://go.hotmart.com/E68807350G

 

Conteúdo Programático

 

MÓDULO 1: Introdução aos Transtornos Específicos da Aprendizagem

Aula 1: Introdução à dislexia: conceito, prevalência, manifestação, diagnóstico, tratamento

Aula 2: Os transtornos da aprendizagem na classificação do DSM-5

Aula 3: CID 10 e 11 – O que mudou na classificação dos transtornos da aprendizagem em 2022?

Aula 4: Inclusão Escolar, Educação Especial e Dislexia

Aula 5: Apresentação e debate sobre a Lei 14.254

 

MÓDULO 2 : Anamnese

Aula 6: Apresentação e discussão do protocolo EEP- Entrevista Estruturada para Professores, que pode ser utilizado em contexto clínico ou educacional para pesquisar aspectos relacionados à dificuldades de aprendizagem junto aos responsáveis.

 

MÓDULO 3: A sondagem como ponto de partida para o planejamento escolar ou para intervenção clínica

Aula 7: Habilidades preditoras da alfabetização

Aula 8: Sondagem da aprendizagemApresentação e discussão de Protocolo de Avaliação das Habilidades Preditoras da Alfabetização – PAHPA, um modelo de sondagem/avaliação da aprendizagem indicado para ser aplicado no início do ano escolar ou do processo terapêutico para definir o ponto de partida para o planejamento educacional ou intervenção clínica.

 

MÓDULO 4:  Um debate sobre as políticas públicas

Aula 9: Considerações sobre metodologias, ensino fundamental de 9 anos, Educação Inclusiva, consequências da pandemia na aprendizagem

 

MÓDULO 5: Diagnóstico Diferencial

Aula 10: Barreiras na aprendizagem: dificuldade ou transtorno?

Aula 11: Dislexia, Discalculia e Disortografia

Aula 12: Tipo de dislexia

 

MÓDULO 6: Dislexia no contexto clínico

Aula 13: Avaliação e diagnóstico

Aula 14: Apresentação e discussão de casos clínicos

Aula 15: Elaboração de relatórios, encaminhamentos e laudos

 

MÓDULO 7: Dislexia no contexto escolar

Aula 16: Intervenção pedagógica – diferença entre reforço, AEE – Atendimento Educacional Especializado e o RTI – Response to Intervation

Aula 17: Sinais de risco para a dislexia na Educação Infantil

Aula 18: Sinais de risco para a dislexia no Ensino Fundamental

Aula 19: Quando e como encaminhar para uma avaliação especializada?

 

MÓDULO 8: Sinais de risco para a dislexia: como identificar?

Aula 20 e 21: Apresentação e discussão de Checklist para identificação precoce dos sinais de risco para a dislexia

 

MÓDULO 9: Apresentação de protocolos padronizados de rastreio e avaliação

Aula 22:  IPPL- Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura

Aula 23: Protocolo de avaliação das habilidades cognitivo linguísticas

Aula 24: Compreensão da leitura de palavras e frases

Aula 25: PROLEC- Prova de avaliação dos processos de leitura

Aula 26: TDEII: Teste de desempenho escolar

Aula 27: PRONAR-le Programa de avaliação e remediação com nomeação automática rápida

 

MÓDULO 10: Transtorno de déficit de atenção e  hiperatividade

Aula 28: TDAH conceito, prevalência, manifestação, diagnóstico, tratamento

 

MÓDULO 11: Adaptação do currículo escolar

Aula 29: Adaptação curricular: quem, quando e como fazer?

 

MÓDULO 12: Uma revisão geral do curso

Aula 30:  Revisão dos principais pontos do curso

Aula 31:  Respondendo as principais dúvidas sobre dislexia

Aula 32:  Importância da supervisão

 

 

Professora Responsável: Dra. Marília Seno

Fonoaudióloga, Pedagoga e Psicopedagoga.
Especialista em Audiologia, Fonoaudiologia Educacional e Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia-CFFa.

Mestre em Fonoaudiologia e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista-Unesp/Marilia
Pós-Doutorado em andamento pela Universidade Estadual Paulista-Unesp/Marilia
Professora do Chid Behavior Institite-CBI of Miami
Coordenadora do Centro de Reabilitação Infantil Especializado-CRIE, da Unimed de Marilia/SP
Autora do E-book gratuito: “Matheus no mundo da dislexia”  e do livro EEP- Entrevista Estruturada para Professores
Diretora de cursos e eventos da Associação Brasileira de Dislexia- ABD (2022)

 

add 12 comments on “Além da Dislexia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

keyboard_arrow_up^
PageLines