A Associação Brasileira de Dislexia – ABD, que há mais de trinta anos vem atuando ativamente na divulgação de conhecimento científico sobre a Dislexia e outros Transtornos de Aprendizagem através de Cursos, Palestras, Workshops, para profissionais da área de Educação e Saúde, assim como palestras de sensibilização, orientação e apoio a familiares e público em geral, teve também a oportunidade de, ao longo dos anos, aperfeiçoar a avaliação multi e interdisciplinar graças ao grande número de pacientes que a procura proveniente de muitas regiões do Brasil e de diferentes condições socioeconômicas, graças ao trabalho social que buscamos realizar.
Este fator nos permitiu compilar um Banco de Dados sobre pacientes de diferentes idades, condições sociais, regiões, de escolas públicas e privadas que apresentavam dislexia pura ou atuante em comorbidade com algum outro transtorno de aprendizagem. Em muitos outros casos, a dislexia ainda não pôde ser diagnosticada devido a não conclusão do processo de alfabetização do paciente, razão pela qual também possuímos a Base de Dados das crianças avaliadas como de “risco para dislexia” (crianças de risco).
Os dados destes pacientes já foram cedidos pela ABD a varias Instituições de Ensino Superior com a finalidade de colaborar em artigos, teses de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado nacionais e internacionais.
Em 2016 a ABD deu mais um passo importante no sentido de colaborar e participar ativamente dos estudos e trabalhos científicos de Instituições Públicas e Privadas que atuem na área de Educação, Inclusão e Saúde.
Tomou posse a Comissão Científica da ABD que apresentou as novas normas para a participação em trabalhos científicos de pacientes que constam em seu Banco de Dados ou que venham a ser convocados para uma pesquisa específica e que tenham sido ou que serão avaliados por profissionais atuantes na ABD.
COMISSÃO CIENTÍFICA – ABD
Coordenação
- Maria Ângela Nogueira Nico – Vice Presidente – ABD, fonoaudióloga e psicopedagoga clínica.
Internacionais
- Prof.º Dr.º Charles Haynes (EUA) – Mini Curriculum: https://www.mghihp.edu/charles-haynes-edd-ccc-slp
- Prof.º Dr.º Rafael Silva Pereira (Portugal) – Mini Curriculum: https://www.escavador.com/sobre/569157/rafael-silva-pereira
Nacionais
- Ms. Maria Inez Ocanã De Luca – Mini Curriculum: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248381Y1
- Prof.ª Dr.ª Alessandra Gotuzo Seabra – Mini Curriculum: http://www.bv.fapesp.br/pt/pesquisador/35207/alessandra-gotuzo-seabra/
- Prof.ª Dr.ª Mônica Cristina Andrade Weinstein – Mini Curriculum: https://www.escavador.com/sobre/7497237/monica-cristina-andrade-weinstein
- Prof.º Dr.º Marco Antônio Arruda – Mini Curriculum: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727516Z7
Estou procurando dados estatísticos sobre a dislexia no Brasil e no mundo.
Sandra, por favor envie um email para atendimento@dislexia.org.br
Olá, gostaria de saber e entender se a dislexia entra nas vagas de emprego para pesssoas com deficiencia intelequitual eu tenho dislexia, não fiz tratamento por muito tempo, tenho 21 anos e sofro muito ao fazer provas e tudo mais consegui me forma em design de moda no PI em uma faculdade particula consegui pq era mais pratica do que teoria e isso me ajudou muito, mais agora to com problemas pra entra no mercado de trabalho, fiz um teste mais tive um problema fiz um teste para designer grafico e meio que não consegui muito bem fui muito lenta, e gostaria de saber sobre essas vagas pq queria ver a possibilidade de um concurso ou algo assim..
eu tenho muitos problemas pessoais e isso me prejudica muito…
Olá, Leticia! A dislexia não entra nestes benefícios porque não é deficiência.
Solicito informações sobre como associar-se à ABD.
Att,
Rosana Cipriano
Olá! Por favor entre em contato através do email comunica@dislexia.org.br.
Vocês tem instituições ou profissionais para indicar para tratamento da discalculia?
Você fala de qual cidade, Cristiane? E qual a idade do paciente? Na própria sede da ABD temos profissional para a intervenção. Pode entrar em contato através dos telefones:
(11) 3258-7568 / (11) 3129-9721
(11) 3231-3296 / (11) 3236-0809
Olá! Estou realizando uma pesquisa escolar e gostaria, se possível, obter dados estatísticos sobre a dislexia, assim como a Sandra Carvalho. Aguardo retorno e agradeço desde já.
Att., Raíssa Santos
Desculpem – me! Acabei não percebendo que já disponibilizaram um email para contato, encaminharei meu pedido para lá.
Att., Raíssa Santos
Olá,Sou Tatiana, meu filho de 8 anos tem uma hipótese de dislexia, gostaria de saber como faz o exame e ficar sócia. Obrigada
Fico no aguardo
Olá, Tatiana!
Para saber se uma pessoa tem dislexia ou outro transtorno de aprendizagem é necessário passar por uma avaliação multidisciplinar.
Vários são os procedimentos usados nessa avaliação multidisciplinar a fim de se detectar a presença de um quadro de dislexia. Como se trata de uma avaliação bastante completa é possível detectar-se a presença de outros transtornos de aprendizagem.
Nesta avaliação multidisciplinar, a equipe necessita de atendimentos neuropsicológicos, fonoaudiológicos e psicopedagógicos. Além disso, serão solicitados exames e questionários complementares, tais como: Audiometria, Processamento Auditivo, Processamento Visual, Avaliação Neurológica, o preenchimento da Anamnese e do “Questionário Escolar” ou “Questionário para Adultos” (dependendo da idade do paciente).
Após todas as investigações os resultados dos exames e questionários entregues, será realizado o estudo do caso pela equipe multi e interdisciplinar para concluirmos o diagnóstico e fazermos o encaminhamento mais indicado para cada caso.
Não é recomendado que apenas um profissional feche o diagnóstico de dislexia.
Atendemos de segunda-feira à sexta-feira, das 8h00min às 18h00min.
Caso tenha interesse de realizar a avaliação conosco, por favor entre em contato pelos telefones: (11) 3258-7568 – 3231-3296 – 3237-0809 ou pelo e-mail secretaria@dislexia.org.br.